É no texto que a técnica do ator começa a ser desenvolvida. Cada frase, cada palavra ali escrita tem um objetivo, por isso, não pense que é só chegar no dia da apresentação e falar “aquilo que vier na telha”. O texto precisa ser estudado, entendido e aprendido.
Tem que decorar o texto! Tem que decorar o texto!
Quem nunca ouviu isso em se tratando de teatro?
Mas esqueça isso, você tem que entender e aprender o texto, não decorá-lo.
É necessário ler o texto até entender o texto, o que ele quer ensinar, qual a sua mensagem principal, quais são as mensagens secundárias, enfim, entender o que ele é e aonde quer chegar, de onde ele sai, por onde ele passa e quando termina.
Simplesmente decorar o texto tira bastante do seu poder de interpretação, pois estará simplesmente repetindo um texto vazio, sem saber o que esta falando, igualzinho um papagaio.
Quando você entende o texto vai saber o que e o porque esta falando, e quando aprender saberá quando irá falar. Ou seja, terá liberdade para VIVER o personagem e não simplesmente repeti-lo. Terá também a vantagem de modificar o texto sem sair do contexto, ou mesmo improvisar se alguém errar as falas na hora, pois sabe muito bem onde está e aonde quer chegar.
Entenda a mensagem: Qual é a história? Qual é a mensagem principal? Quais as mensagens secundárias?
Entenda as falas: Por que isso foi escrito? Qual o propósito desta fala? Qual a importância desta fala?
Entenda o personagem: Qual o nome? As características? Qual a função na história? Como entra e porque entra na história? Como se desenvolve e porque causou o desenvolvimento? Como termina a história?
Parece difícil, mas acredite, na prática é bem mais fácil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário foi enviado ao moderador. Muito obrigado.